-->-->-->-->
26/04/2018
08h30m

Conheça os tipos de suspensão de carros

Categorias
  • a +
  • a -

Buscar notícias

O que é e quais são os tipos de suspensão de um carro? 
A suspensão é um sistema do automóvel, que tem como objetivo trazer a estabilidade do veículo quando o mesmo trafega em estradas acidentadas (que possuam buracos ou sejam irregulares). Existem diversos tipos de sistema de suspensão, e ele funciona através de alguns componentes, sendo os principais o amortecedor e a mola.

Amortecedor e a mola

O amortecedor é um dos principais componentes de um carro. Responsável por absorver os impactos dos pneus/rodas com o solo enquanto o motorista trafega em estradas irregulares, o amortecedor se torna o responsável por:
  • Trazer estabilidade,
  • Mais segurança,
  • Absorve os impactos do veículo com o solo,
  • Proporciona maior conforto.
A suspensão de um veículo influencia diretamente no desempenho do automóvel, se tornando um dos principais itens de um carro. A suspensão trabalha diretamente com as molas do veículo, sendo este último mais flexível e por isso mais eficiente para absorver as irregularidades do solo.
Tipos de suspensão de veículos

O sistema de suspensão de um veículo é um dos principais componentes de um carro.

Por isso, quando for fazer a manutenção da suspensão em Rondônia e região, na qual deve ser realizado periodicamente, é necessário fazer a vistoria tanto do amortecedor quanto da mola. O período de vistoria deve ser entre 20 à 40 mil quilômetros rodados, ou de preferência de acordo com a recomendação de cada fabricante.

Tipos de Suspensão:

Dependendo de cada veículo, podem haver um dos três tipos de suspensão, muitas vezes divididas na parte traseira e dianteira. Existem suspensões que privilegiam conforto, enquanto tem outros que focam na performance do veículo. São elas:
  • Independente
  • Semi-Independente
  • Totalmente dependente
Independente:
na suspensão de modelo independente, toda vez que o veículo sofre algum impacto irregular da pista, o impacto sentido pela roda não é transferido para as outras de mesmo eixo. Este tipo de suspensão possui às seguintes características:
  • Visa mais conforto do que performance,
  • Mais resistente,
  • Facilidade na hora de realizar o balanceamento do veículo,
  • Possui um bom deslocamento.
tipos_de_suspensão_de_Carros

Exemplo de um sistema de suspensão independente de carro.

Semi Independente:
 
no modelo de suspensão semi independente, quando há o impacto em uma roda devido à alguma irregularidade, parte do impacto é repassado para outra roda.
Totalmente Dependente:
 
já na suspensão de modelo totalmente dependente, o impacto devido à alguma irregularidade é sentido em todas as outras rodas do veículo.
tipos_de_supenção_de_carros_rede_fox_2

Abaixo, do lado esquerdo, podemos ver um exemplo de suspensão dependente em terreno desnivelado, quanto que ao lado direito, um exemplo de suspensão independente.


Precisa revisar o sistema de suspensão do seu veículo? Então venha para a Rede Fox que realizamos a revisão para você!
Fonte:
Vinicius Tarouco
Vinicius Tarouco

Redator e Analista SEO da Kasterweb, tem como objetivo em seus artigos ajudar você a tornar sua loja virtual mais prática e eficiente! Jornalista por paixão e aficionado por tecnologia e livros.