-->-->-->-->
13/11/2017
09h00m

Como saber quando realizar o alinhamento e balanceamento do carro?

Categorias
  • a +
  • a -

Buscar notícias

Que as ruas e estradas de nosso país são esburacadas e geram gastos todo mundo sabe, porém muitos brasileiros ainda tem prejuízos desnecessários por não realizarem um básico mas importante serviço: o alinhamento e balanceamento do seu veículo.

Quando o motorista passa a sentir algumas diferenças na dirigibilidade e no conforto do veículo, muitas vezes não releva como fator importante e decide não averiguar para não gerar algum gasto. No entanto, o prejuízo por negligenciar este problema pode ser maior do que o esperado.

Principais problemas que a falta de alinhamento e balanceamento podem acarretar:

O veículo passa a perder o alinhamento e balanceamento após sofrer atritos irregulares com buracos (que é muito comum) nas ruas e estradas, com a calçada, outros objetos e logicamente batidas leves (acidentes). Veja os principais prejuízos no uso do carro desalinhado e desbalanceado:

  • Consumo maior de combustível,
  • Troca de Pneus antes do tempo,
  • Risco maior de batidas e acidentes,
  • Desconforto e estresse durante o uso do veículo,
  • Desgastes regulares na direção e suspensão.

como podemos ver, o gasto pode ser muito maior a curto prazo, não só no bolso, quanto para a saúde também.

Não percada dinheiro gastando mais gasolina devido a falta de alinhamento e balanceamento!

Economia na gasolina é uma das vantagens de manter seu veículo alinhado e balanceado

O alinhamento é importante pois ele ajusta a posição das rodas na suspensão, trazendo de volta o ângulo correto das curvas da roda estipuladas pelos engenheiros que projetaram o veículo. Com o ângulo errado, o automóvel não só perde a estabilidade para fazer as curvas corretamente, removendo assim a segurança que foi pensada ao montar o veículo, como também o conforto.

Já o balanceamento é necessário para que não façam com que o volante tremule e tire o veículo do curso. Sua importância pode ser ainda mais acentuada se o motorista for realizar uma curva de emergência ou tiver que desviar de algum obstáculo.

Como perceber a necessidade de alinhamento e balanceamento do veículo?

Por uso regular, recomenda-se fazer o alinhamento e balanceamento do veículo de acordo com o manual do fabricante, ou a cada 10 ou 15 mil km rodados. Porém existe alguns testes que podem auxiliar o motorista a detectar este problema:

Balanceamento:

Segundo o especialista da SAE Brasil, Francisco Satkunas, se o motorista chegar em uma velocidade de 50 km/h (em velocidades mais baixas é mais difícil de detectar) e o volante começar a vibrar e, conforme acelerar, está vibração aumentar, é um sinal que as rodas dianteiras podem necessitar de um balanceamento. Quanto às rodas traseiras, o motorista deve se atentar se há barulho irregular vindo da carroceria.

Alinhamento:

Em uma rua vazia, se o motorista estiver dirigindo em linha reta a uma velocidade entre 20 km/h à 30 km/h e rapidamente remover a mão do volante e o veículo puxar para algum lado, é sinal que o veículo precisa de um alinhamento.

Mascote Fox Alinhamento

Quando realizar o alinhamento e balanceamento?

  • Quando for realizado uma revisão periódica
  • Quando houver fortes impactos com irregularidades nas ruas e estradas (buracos, pedras, guias, etc…)
  • Quando trocar a suspensão e/ou volante
  • Quando ocorrer a substituição de um pneu
  • Quando houver desgastes irregulares nos pneus
  • Quando o motorista tiver dificuldades ao realizar a trajetória

Sempre auxiliamos aos motoristas a realizarem o alinhamento e balanceamento do veículo, serviço prestado pela Rede Fox, para para evitar gastos desnecessários e riscos a vida.

Fonte:
Vinicius Tarouco
Vinicius Tarouco

Redator e Analista SEO da Kasterweb, tem como objetivo em seus artigos ajudar você a tornar sua loja virtual mais prática e eficiente! Jornalista por paixão e aficionado por tecnologia e livros.