Que as ruas e estradas de nosso país são esburacadas e geram gastos todo mundo sabe, porém muitos brasileiros ainda tem prejuízos desnecessários por não realizarem um básico mas importante serviço: o alinhamento e balanceamento do seu veículo.
Quando o motorista passa a sentir algumas diferenças na dirigibilidade e no conforto do veículo, muitas vezes não releva como fator importante e decide não averiguar para não gerar algum gasto. No entanto, o prejuízo por negligenciar este problema pode ser maior do que o esperado.
O veículo passa a perder o alinhamento e balanceamento após sofrer atritos irregulares com buracos (que é muito comum) nas ruas e estradas, com a calçada, outros objetos e logicamente batidas leves (acidentes). Veja os principais prejuízos no uso do carro desalinhado e desbalanceado:
como podemos ver, o gasto pode ser muito maior a curto prazo, não só no bolso, quanto para a saúde também.
O alinhamento é importante pois ele ajusta a posição das rodas na suspensão, trazendo de volta o ângulo correto das curvas da roda estipuladas pelos engenheiros que projetaram o veículo. Com o ângulo errado, o automóvel não só perde a estabilidade para fazer as curvas corretamente, removendo assim a segurança que foi pensada ao montar o veículo, como também o conforto.
Já o balanceamento é necessário para que não façam com que o volante tremule e tire o veículo do curso. Sua importância pode ser ainda mais acentuada se o motorista for realizar uma curva de emergência ou tiver que desviar de algum obstáculo.
Por uso regular, recomenda-se fazer o alinhamento e balanceamento do veículo de acordo com o manual do fabricante, ou a cada 10 ou 15 mil km rodados. Porém existe alguns testes que podem auxiliar o motorista a detectar este problema:
Segundo o especialista da SAE Brasil, Francisco Satkunas, se o motorista chegar em uma velocidade de 50 km/h (em velocidades mais baixas é mais difícil de detectar) e o volante começar a vibrar e, conforme acelerar, está vibração aumentar, é um sinal que as rodas dianteiras podem necessitar de um balanceamento. Quanto às rodas traseiras, o motorista deve se atentar se há barulho irregular vindo da carroceria.
Em uma rua vazia, se o motorista estiver dirigindo em linha reta a uma velocidade entre 20 km/h à 30 km/h e rapidamente remover a mão do volante e o veículo puxar para algum lado, é sinal que o veículo precisa de um alinhamento.
Sempre auxiliamos aos motoristas a realizarem o alinhamento e balanceamento do veículo, serviço prestado pela Rede Fox, para para evitar gastos desnecessários e riscos a vida.