-->-->-->-->
21/03/2018
07h30m

Quando realizar a troca de óleo do meu carro?

Categorias
  • a +
  • a -

Buscar notícias

Além do alinhamento e balanceamento do automóvel, outro item importante para se averiguar no seu veículo é o nível do óleo. Não é comum, toda vez que você vai abastecer o seu carro, o funcionário do posto perguntar se você não deseja realizar uma inspeção do nível da água e do óleo e, caso seja necessário, trocá-lo?

Mas uma pergunta que o motorista deve fazer é “Quando realizar a troca de óleo do meu carro?”. Para poder responder esta pergunta, o primeiro passo é aprender a medir o nível do óleo no veículo.

Como mensurar o nível de óleo do meu carro?

Os motoristas que se aventuram a tentar descobrir o nível do óleo do veículo por conta própria muitas vezes cometem o equívoco de fazê-lo com o veículo ligado. Fazendo a medição do nível de óleo desta maneira faz com que um certo volume dele fique no alto, fazendo parecer que há menos óleo do que realmente tem no fundo.

Portanto, para medir o nível do óleo, é importante realizar após 5 minutos com o veículo desligado. Após esta espera, retire a vareta do motor, limpe bem sua ponta e insira novamente no motor. Há duas barras na ponta do medidor, uma indicando o máximo e a outra o mínimo. Caso o nível do óleo esteja abaixo do mínimo, então deve-se completar ou trocar completamente o óleo do veículo.

Cuide o medidor para ficar atento à troca de óleo!

Mas é tão importante assim a troca de óleo?

Sim! A importância do óleo para a vida útil do veículo é consideravelmente alta. A falta de cuidado com o nível e qualidade do óleo no seu veículo podem acarretar nos problemas mais simples, que vão desde o aumento do consumo de gasolina e redução de desempenho do automóvel até o assustador motor fundido, que pode custar até metade do valor do veículo para arrumar.

Mascote Fox ensina sobre troca de óleo!Lembrando que o prazo para a troca de óleo deve ser reduzido pela metade para os motoristas que trafegam por muito tempo, principalmente em vias de movimentação alta (rodando com o veículo em uma média inferior a 10km/h devido a engarrafamentos), assim como para àqueles que trafegam em estradas com muita poeira, lama ou barro.

É importante realizar a troca de óleo corretamente, por isso recomendamos que venha até a Rede Fox que, além de averiguar o nível, também faz a troca do óleo do seu veículo. É importante realizar este serviço com uma empresa especializada de qualidade devido ao motor de cada automóvel trabalhar com um tipo específico de óleo. Como vimos em nosso artigo anterior “Qual é o óleo recomendado para o motor do meu carro?”, existem alguns dados que se devem averiguar junto do manual do veículo para saber qual óleo usar, já que cada um utiliza uma base de lubrificante diferente.

Fonte:
Vinicius Tarouco
Vinicius Tarouco

Redator e Analista SEO da Kasterweb, tem como objetivo em seus artigos ajudar você a tornar sua loja virtual mais prática e eficiente! Jornalista por paixão e aficionado por tecnologia e livros.