-->-->-->-->
08/01/2018
08h30m

Qual é o óleo recomendado para o motor do meu carro?

Categorias
  • a +
  • a -

Buscar notícias

Apesar de muita gente não entender, muitos ainda acham que realizar a troca de óleo é algo simples. É somente parar em um posto e pedir a troca. Porém, muitos motoristas não se atentam que a troca do óleo lubrificante é muito importante! Colocando o óleo não recomendado pelo fabricante de seu veículo pode causar elevado consumo de combustível, aquecimento prematuro e recorrente do motor assim como reduzir sua vida útil.

São muitos os mitos jogados aos ventos, tanto por motoristas quanto por donos de estabelecimentos mecânicos. Mas então, como saber e onde encontrar as informações necessárias para saber qual óleo devo utilizar em seu carro? A Rede Fox responde para você: os dados que você precisa saber são o API, o SAE e das notas padrão dos fabricantes que se encontram no Manual do Veículo. Mas então, qual é o óleo recomendado

Confira abaixo como saber qual é o óleo recomendado para o motor do seu carro:

SAE: Este item é referente à viscosidade do fluído do óleo. São dois números separados por um hífen. O primeiro número vem junto do W (de Winter, que significa inverno em Inglês), que é referente à temperatura fria do motor (que geralmente trabalha com muito fluído), enquanto o outro número é referente à temperatura de trabalho do motor (quente), que representa a viscosidade do óleo no funcionamento do carro. Estando fora dos padrões este quesito do óleo com o do seu veículo, pode causar alto consumo tanto de óleo quanto de combustível, assim como dar um desempenho inferior as capacidades reais do carro.

API: Esta informação é muito importante, pois colocando alguma diferente do recomendado, pode formar as famosas “borras” no motor, superaquecendo o mesmo assim como diminuindo seu tempo de vida. Sua principal função é em relação ao desempenho do óleo em níveis aditivos, dispersão, formação de depósitos, entre outros, e como cada motor possui um nível de API específico, a importância deste item é muito significante para não só o bom funcionamento de seu veículo, quanto para sua durabilidade. O API é composto por duas letras: o S (que significa Service Station) e a letra ao lado varia, aumentando conforme as letras do alfabeto.

Notas da montadora: Este é um item que se deve levar em consideração em relação ao carro, já que toda montadora possui suas normas e padrões e as revendedoras devem dispor dos produtos que atendam a estas necessidades.

O óleo é muito importante para o funcionamento do carro e seu desempenho, por isso, na próxima vez que for trocar, pense bem em qual escolher, pois faz toda a diferença. Tem dúvidas e ainda não entende como funciona? Então venha para a Rede Fox, que realizamos a troca de óleo para você colocando o que seu veículo realmente precisa!

Fonte:
Vinicius Tarouco
Vinicius Tarouco

Redator e Analista SEO da Kasterweb, tem como objetivo em seus artigos ajudar você a tornar sua loja virtual mais prática e eficiente! Jornalista por paixão e aficionado por tecnologia e livros.