Desde sua criação, os freios tem sido uma das peças essenciais do automóvel, evoluindo da mecânica pura para os componentes eletrônicos ainda nos anos 90. A Rede Fox está aqui para mostrar os principais tipos de freios tradicionais e ABS e como eles funcionam.
Os freios tradicionais são compostos por peças completamente mecânicas, enquanto que o ABS (Antilock Brake System ou Sistema Antibloqueio de Frenagem, em português), que surgiu nos anos 90, utiliza tecnologia eletrônica.
Confira dois dos principais tipos de cada sistema de frenagem:
Tradicional:
ABS:
Existem dois tipos comumente utilizados de freios tradicionais nos veículos. São eles:
Freio a Tambor: sistema completamente mecânico antigo e pouco recomendado, encontrado em poucos carros populares hoje em dia. O sistema de frenagem do freio a tambor ocorrem nas rodas traseiras, na qual são responsáveis somente por 30% da força de frenagem.
Seu funcionamento ocorre com um cilindro hidráulico, que aciona um componente chamado Sapata, gerando assim atrito com o tambor e consequentemente fazendo com que o veículo pare. Para entender mais sobre seu funcionamento, confira a imagem abaixo.
Freio a Disco: diferente do freio a tambor mencionado acima, o freio a disco ficam nas rodas dianteiras, responsável por 70% da força de frenagem do veículo. O freio a disco também é um sistema mecânico, utilizando tecnologia hidráulica, no entanto, no decorrer dos anos, o sistema de disco também evoluiu. Mesmo permanecendo mecânico, sua tecnologia evoluiu, utilizando discos de carbono.
Seu funcionamento acontece da seguinte forma: o motorista ao acionar o freio, uma pinça hidráulica entra em ação, causando atrito com o disco, assim fazendo o sistema de frenagem do veículo entrar em ação.
Com o decorrer dos tempos, ainda nos anos 90, os sistemas mecânicos deram vez para os sistemas eletrônicos. Os freios ABS oferecem ao motorista uma segurança e controle muito maior quanto ao sistema de frenagem do veículo.
Possuindo um conjunto de sensores de velocidade em suas rodas, o freio ABS faz com que a comunicação entre as rodas seja inteligente, assim evitando que ocorra o travamento das mesmas. Além disso, o sistema evita a derrapagem do veículo caso ocorra do automóvel perder aderência com o pavimento. Isso ocorre devido ao sistema ABS evitar que a pressão hidráulica trave a roda.
EBD: a principal característica do EBD (Electronic Brakeforce Distribuiton ou Sistema eletrônico de força de freio) é na distribuição de força de frenagem aplica aos eixos. Lembrando que a diferença de força da frenagem dos eixos nos veículos são de 30% nas rodas traseiras e 70% nas dianteiras. Os sensores de velocidade nas rodas devido ao freio ABS calculam não só a velocidade como também a carga sobre cada eixo. Assim o EBD consegue calcular a intensidade de aplicação de frenagem em cada eixo, proporcionando uma melhor estabilidade e controle sobre o veículo, mesmo em caso de frenagem realizada em curvas.
BAS: a função do BAS (Brake Assist System ou Sistema de Assistente de Freio em português) é diminuir o espaço entre as frenagens. Utilizando sensor de curso e da aplicação no pedal do freio realizada pelo motorista, o BAS manterá a aplicação máxima dos freios através de uma válvula.
Agora que você conhece os principais tipos de freios tradicionais e ABS, sabe dizer qual é a do seu veículo? Tem dúvidas ou está tendo problemas com os freios enquanto dirige nas estradas de Rondônia? Então passe na Rede Fox e faça uma revisão do seu veículo!