-->-->-->-->
10/04/2018
08h33m

O que é o Offset da roda?

Categorias
  • a +
  • a -

Buscar notícias

Existem muitos termos e siglas no mundo automobilístico que parecem ser complicados, mas com um pouco de informação acaba se revelando como uma função simples de conhecer. Uma delas é o OffSet da Roda, que muitas pessoas não entendem o que ela é, ou para que serve, porém tem dúvidas.

O Offset, também chamado de ET da Roda, é a relação em milímetros do cubo da roda com o centro da largura (também chamada de tala) da roda. Em termos mais específicos, o Offset da roda é a diferença entre a metade da largura (tala) da roda em relação a superfície de apoio.

É muito difícil o Offset vir com defeito de fábrica, mas caso ocorra do motorista ter (ou querer) de trocar a roda, é muito importante que seja feito uma instalação detalhada, minuciosa e correta, já que causam dois problemas que podem refletir em peças do carro: o desgaste prematuro dos Pneus, além de poder fazer com que o mesmo raspe no para-lamas e cause danos na parte de suspensão do carro. O Offset da roda também influência também no aumento da qualidade da dirigibilidade do veículo, quando instalado de maneira correta.

Como o OffSet da roda funciona?

O Offset possui três formatos, são eles:

  • Offset positivo,
  • Offset negativo,
  • Offset Neutro (também chamado de zero).
Informações sobre o Offset da roda

Relação do cubo da roda (linha amarela) com o centro da tala da roda (linha vermelha). Positivo: Cubo antes do centro, Zero: Cubo alinhado com o centro da roda e Negativo: Cubo passa do centro da roda.

Comumente os veículos possuem o Offset positivo, com a roda projetada para dentro do para-lamas, já que a diferença entre a superfície e a largura da roda é maior que zero. Em sua grande maioria varia de 35mm à 50mm (Ex: ET40).

Mascote Fox sobre o Offset da rodaVeículos maiores como veículos de corrida e Pick-Ups apresentam, geralmente, o Off-set negativo, apresentando a roda mais para fora do para-lamas. Assim a diferença entre a superfície e a largura (tala) da roda é menor que zero.

O Offset neutro apresenta o cubo da roda exatamente no centro da largura da roda, igualando a zero.

Como podemos ver, o ET (Offset) do carro não é um atributo apenas estético em relação a roda e o para-lamas do carro, mas que também influência tanto em peças quanto em dirigibilidade do veículo. Quer trocar a roda do seu veículo? Venha para a Rede Fox que fazemos a troca de roda com o cuidado que seu veículo merece!

Fonte:
Vinicius Tarouco
Vinicius Tarouco

Redator e Analista SEO da Kasterweb, tem como objetivo em seus artigos ajudar você a tornar sua loja virtual mais prática e eficiente! Jornalista por paixão e aficionado por tecnologia e livros.