-->-->-->-->
12/02/2018
08h25m

O que é Recapagem de Pneus?

Categorias
  • a +
  • a -

Buscar notícias

Você provavelmente já tem uma ideia do que é recapar o pneu, mas sabe como funciona o processo e quando o motorista pode recapar o pneu de seu veículo?

O que é Recapagem de Pneus e quando faze-lá

Recapagem é o nome do processo em que se restaura um pneu usado para ser reutilizado. No entanto, muitos motoristas desgastam o pneu em demasia. Normalmente, menos de 85% dos pneus conseguem ser reaproveitados, já que muitas vezes, quando o motorista solicita a recapagem, o pneu já está tão gasto que os arames do metal do mesmo já estão danificados, comprometendo na estabilidade do pneus, deixando a recapagem inviável.

O ideal de realizar a recapagem é quando o pneu chega até o nível indicado pela barra de desgaste, quando se torna necessário a troca da banda de rodagem (Tread) porém os arames de metal não apresentam danos. Além disso, a recapagem traz vantagens a natureza, por reutilizar o pneu.

A Fox Pneus trabalha com banda de altíssima qualidade, líder no mercado de segmento de recapagens, a Bandag.

Como funciona a recapagem de Pneus?

Existem duas maneiras de fazer o processo de recapagem dos pneus, o frio e o quente:

  • Processo Frio: utiliza um pneu pré moldado, que obtém uma banda de rodagem com desenho e cola do lado oposto, fazendo a banda grudar no pneu em uma temperatura de 110°C.
  • Processo Quente: é realizado utilizando uma manta de borracha denominada “Camelback”, uma banda crua que gruda no pneu e forma um desenho após aplicado ao molde e ficar exposto a uma temperatura de 150°C

Veja o processo que a Rede Fox utiliza para deixar o seu pneu reutilizável e seguro para reuso:

  1. Limpeza do pneu – É realizado uma limpeza para passar para o processo de inspeção.
  2. Inspeção inicial – Onde o pneu é analisado para ver se pode ser reaproveitado. A inspeção é rigorosa e muitas vezes são utilizadas máquinas específicas para averiguar se o pneu não possui buracos, cortes ou outros danos na qual não podem ser corrigidos com a nova camada de borracha.
  3. Raspagem da banda – Após o processe de inspeção aprovar o Pneu, ele passa pelo processo de Raspagem (buffering), onde é preparada a superfície do pneu para receber uma nova banda. No caso da recapagem, somente a banda de rodagem precisa ser raspada.
  4. Escaração – Processo que elimina a imperfeições e pequenos defeitos que possam ter no pneu.
  5. Aplicação de cola – Primeiro passo para que o pneu receba a nova banda de rolagem, na qual é aplicada com um tipo especial de cola.
  6. Aplicação de conserto.
  7. Aplicação de banda – Onde é colocada a nova banda de rodagem.
  8. Autoclave – Onde acontece o processo de vulcanização da banda aplicada, dura por média 4 horas.
  9. Inspeção final – Para garantir a integridade e segurança e o pneu ser reutilizado pelo cliente, ocorre uma inspeção final.

Fonte:
Vinicius Tarouco
Vinicius Tarouco

Redator e Analista SEO da Kasterweb, tem como objetivo em seus artigos ajudar você a tornar sua loja virtual mais prática e eficiente! Jornalista por paixão e aficionado por tecnologia e livros.